quinta-feira, 6 de maio de 2010

A Fundação Clóvis Salgado, através da Gerência de Extensão, convida a sua instituição para participar das visitas orientadas às exposições realizadas nas Galerias Alberto da Veiga Guignard, Genesco Murta, Arlinda Corrêa Lima, Espaço Mari'Stella Tristão e Centro de Arte Contemporânea e Fotografia, conforme horários e faixas etárias especificados abaixo.

Os interessados poderão solicitar o agendamento exclusivamente através dos telefones 3236-7322 / 3237-7389, de 2ª a 6ª feira, no horário de 9h30 às 12h30 e de 14h às 17h30.



Uma Gentil Invenção | 24 de abril a 30 de maio
Galeria Arlinda Corrêa Lima

A Galeria Arlinda Corrêa Lima, no Palácio das Artes, recebe a exposição Uma Gentil Invenção, que reúne trabalhos de 19 artistas que tiveram suas obras adquiridas pelo SESC – Departamento Nacional para integrar a ArteSESC, projeto que apresenta os trabalhos em forma de exposições itinerantes pelo Brasil. A mostra fica em cartaz até 30 de maio, e a entrada é franca.

Um grande laboratório de percepções resulta na exposição Uma Gentil Invenção, formada por peças de Alexandre Vogler, Carlos Contente, Ducha, Ernesto neto, Fabiano Gonper, Guga Ferraz, Jarbas Lopes, João Modé, Laura Lima, Marcio Botner & Pedro Agilson, Maria Nepomuceno, Marinho, Marssares, Paulo Nenflídio, Pedro Varela, Renata Lucas, Ricardo Basbaum, Simone Michelin e Thiago Rocha Pita.

O acervo da exposição foi adquirido pelo SESC, por levar ao público propostas de artes plásticas que priorizam a arte contemporânea. As obras são marcadas pela qualidade e permitem a utilização de variados materiais, oferecendo assim um universo de ideias que possibilitam reflexões, causam impacto, estranhamento e são capazes de provocar o questionamento sobre a definição de obra de arte.

O acervo exemplifica ainda um dos fenômenos atuais das artes visuais, que é a associação de profissionais que se apresentam sob a forma de coletivos constituídos de artistas com linguagens diversificadas. Uma Gentil Invenção tem curadoria de Márcio Botner e Luiz Guilherme Vergara.



Exposição: Uma Gentil Invenção
Local: Galeria Arlinda Corrêa Lima
Período: 24 de abril a 30 de maio
Horário de visitação: terças a sábados: 09h30 às 21h e domingos: 16h às 21h

*Horário de visitas orientadas: Terças, quartas e sábados: 14h /15h / 16h30

Quintas e sextas: 9h30 / 10h30 / 12h30

O horário de 19h30 será oferecido às quartas-feiras.

Grupos de no máximo 50 pessoas. Faixa etária: a partir de 10 anos


..........................................................


Onde a Água encontra a Terra | 08 de maio a 27 de junho
Centro de Arte Contemporânea e Fotografia

Av. Afonso Pena, 737, Centro



O Centro de Arte Contemporânea e Fotografia da Fundação Clóvis Salgado tem o prazer de receber a exposição Onde a Água encontra a Terra. A mostra levará o público a pensar e discutir as relações entre dois elementos da natureza – água e terra - passando por questões fundamentais da teoria da Cultura. Com curadoria de Paulo Herkenhoff, as imagens registradas pela americana Carol Armstrong e pelos brasileiros Fernando Azevedo e Leonardo Kossoy propõem uma nova perspectiva para a abordagem da fotografia.

No dia 09 de junho, haverá um encontro com o curador Paulo Herkenhoff às 19h, no Centro de Arte Contemporânea e Fotografia. Neste encontro, também gratuito, Paulo – curador da Bienal de São Paulo e uma das maiores autoridades do país no campo da arte contemporânea – conversa com o público sobre a proposta da exposição e os trabalhos dos fotógrafos. A exposição é mais uma das atividades que celebram os 40 anos da Fundação Clóvis Salgado, completados em 2010.

As 53 obras estabelecem nexos da presença da água na fronteira com a terra, marcantes na produção de cada um deles. Rio, mar, oceano, chuva, piscina ou poça. Praia, muro, ilha, ponte, represa, piscina ou calçada. Em Onde a Água Encontra a Terra dá sentido a cada imagem e ao conjunto delas, passando pela filosofia, pela literatura e pela história da arte.

O projeto da mostra surgiu no início de 2007, quando Fernando Azevedo, Leonardo Kossoy e Carol Armstrong se reuniram em Nova Iorque para discutir uma exposição que também se desdobrasse em uma discussão das relações entre imagem e teoria da cultura. A partir de fotografias particulares que indicavam certos interesses teóricos e situações das imagens, o grupo chegou às bases do formato que será apresentado ao público em Belo Horizonte, e que já passou pelo Rio de Janeiro e São Paulo.


Exposição: Onde a Água encontra a Terra
Período: 08 de maio a 27 de junho
Local: Centro de Arte Contemporânea e Fotografia - Av. Afonso Pena, 737, Centro
Horário de visitação: terça a domingo: 12h às 19h / quinta-feira: 12h às 21h

*Horário de visitas orientadas: terça a domingo: 14h / 15h30 / 17ou 18h

O horário de 19h30 será oferecido às quintas-feiras.

Grupos de no máximo 50 pessoas. Faixa etária: livre

Nenhum comentário: